Politica
Vários processos mediáticos e inéditos vão a julgamento nos próximos tempos, afirma Joel Leonardo
O juiz presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ) disse esta quarta-feira, 18, que há em sede do Tribunal Supremo muitos processos mediáticos e inéditos que nos próximos tempos vão a julgamento.
O também presidente do Tribunal Supremo Joel Leonardo fez esta afirmação aquando da 2ª Sessão Ordinária do Conselho Superior da Magistratura Judicial, embora não tenha avançado um horizonte temporal.
“Estão em curso, em primeira instância, vários processos mediáticos e inéditos na República de Angola”, frisou.
O jurista português Rui Verde afirma que com o actual processo penal e com aquilo que lhe parece ser a falta concreta de preparação dos magistrados para crimes financeiros de grande calibre e complexidade, é muito difícil que os processos tenham um final rápido, em termos de julgamento.
Rui Verde disse ainda que muito provavelmente, os julgamentos vão-se prolongar ao longo do tempo mais do que será justo e necessário, o que constitui um problema para o qual tem vindo a alertar, em conjunto com outros juristas, pelo facto de os referidos processos serem extraordinários e com uma complexidade muito acima do que é habitual.