Mundo
Varíola dos macacos: declarada emergência de saúde pública em África
Foi declarada esta terça-feira, 13, pelo Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças de Saúde Pública, ao mais alto nível de alerta, a epidemia do vírus Monkeypox mais conhecido por varíola dos macacos, que assola vários países africanos.
O anúncio foi feito pelo direCtor-geral da entidade, Jean Kaseya, ao citar a rápida transmissão da doença no continente africano.
Em declarações, numa conferência de imprensa, Jean Kasenya, disse que o Mpox atravessou agora as fronteiras, afectando milhares de pessoas em todo o nosso continente.
“Anuncio, com o coração pesado, mas com um compromisso inabalável para com o nosso povo, para com os nossos cidadãos africanos, que estamos a declarar o Mpox uma emergência de saúde pública continental”, declarou o presidente do CDC África.
Recordar que o comité de urgência da Organização Mundial da Saúde reúne-se esta quarta-feira 14, para avaliar a epidemia do vírus Monkeypox (Mpox), em vários países africanos.
A reunião da OMS que decorre em Genebra, foi convocada pelo director-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na sequência do ressurgimento do Mpox este ano.