Connect with us

Mundo

Varíola do macaco: RDC recebe lote com mais de 90 mil doses de vacina

Published

on

O primeiro lote com mais de 90 mil vacinas contra a varíola dos macacos, de uma entrega de 200 mil doses de vacinas, doadas pela União Europeia, já chegaram à República Democrática do Congo epicentro da epidemia de Mpox.

De acordo com o governo congolês, as vacinas chegaram bem à RDC e neste momento estão á caminho dos locais de armazenamento, sendo que a campanha de vacinação deverá começar no final deste mês.

O director da Autoridade Europeia de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias Laurent Muschel, avançou que serão doadas mais de 560.000 doses pela UE e pelos seus Estados-membros.

A OMS declarou uma emergência internacional devido ao mpox a 14 de agosto, preocupada com o aumento do número de casos da nova estirpe Clade 1b na RDC, que se propagou aos países vizinhos.

Entretanto por cá, o Ministério da Saúde informou em comunicado que continua a aplicar a recomendações da organização mundial da saúde sobre a doença, entra elas estão o reforço da vigilância epidemiológica e laboratorial a investigação de casos suspeitos, o rastreamento dos contactos e a aplicação das medidas de isolamento e de biossegurança.

Radio Correio Kianda

Colunistas