Ligar-se a nós

Sociedade

Vandalizadas 15 torres de transporte de electricidade no Zaire

Publicado

em

Um total de 15 torres de duas linhas de transporte de alta tensão, localizadas entre a comuna da Musserra e a sede municipal do Nzeto, na província do Zaire, foram vandalizados, neste ano de 2025.

A equipa multissectorial criada para o asseguramento dos objectivos estratégicos, na voz do porta voz da Rede Nacional de Transporte (RNT), Adriano Mangombe, explicou que a primeira linha tem oito torres de alta tensão danificadas e na segunda estão danificadas sete torres.

“Temos aqui duas principais consequências, que é a afectação no seu funcionamento normal e a outra, é o risco de uma torre desprovida da malha de protecção normal, constitui para as populações que a circunvizinha a torre”, afirmou, sem no entanto, quantificar o valor dos danos.

Recentemente, o Vice-governador do Zaire, Afonso Nzolamesso, disse que em 2024 mais de 900 torres de transporte de electricidade de alta tensão foram vandalizados, só naquela província.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD