Sociedade
Vandalização de posto de saúde no Saurimo pode comprometer assistência a mais de cinco mil pessoas
No Bairro Luar, em Saurimo, um posto de saúde foi totalmente vandalizado por um indivíduo já a contas com a justiça, situação que pode comprometer a assistência de cerca de cinco mil pessoas.
Acima de cinco mil famílias do Bairro Luar, arredores de Saurimo, na Lunda Sul, estão privadas de assistência médica e medicamentosa, em função da vandalização total do posto de saúde por um cidadão nacional, já detido pelos Serviços de Investigação Criminal.
De acordo com o Porta-Voz da Delegação Provincial do Interior, Rui Venâncio, o presumível autor deste acto, terá retirado várias quantidades de medicamentos para além do material gastável, camas e as portas e janelas, do referido posto de saúde.
“Foi detido um cidadão, no Bairro Luar, Município de Saurimo, pelas práticas de vandalização de bens públicos. O referido cidadão terá atingido um posto médico do Estado, situado no município de Saurimo, no bairro Luar. O mesmo desviou vários meios hospitalares, entre camas, medicamentos e tantos outros meios”, ressaltou.
Já o Director do Gabinete Provincial de Saúde na Lunda Sul, Viegas de Almeida, lamentou o facto que compromete a assistência médica e medicamentosa a um considerado número de famílias, e espera ver os órgãos de justiça a responsabilizar veemente o presumível autor.
“Nós lamentamos com muita tristeza e preocupação e a nossa posição é bastante clara, temos confiança que os órgãos de justiça farão bem o seu trabalho, e o cidadão em causa vai pagar pelos danos que causou porque neste exacto momento ele privou a assistência médica e medicamentosa ao Bairro Luar, infelizmente transportou tudo que tinha lá no posto, foi uma acção bastante premeditada”, avançou.