Connect with us

Lusofonia

“Vamos retomar diálogos para o melhor de nossos povos”- disse Lula na primeira estadia em Portugal

Published

on

Na sua primeira viagem ao exterior depois de vencer as eleições de Outubro último no Brasil, o Presidente Luís Inácio Lula da Silva, encontrou-se em Lisboa, no palácio de Belém, com o homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, com quem abordou a retoma de diálogos entre os dois Estados lusófonos, em benefício do povo dos dois países.

O recém eleito presidente da República Federativa do Brasil saia da cidade egípcia de Cairo, na conferência da ONU para assuntos do clima, a semana COP 27.

O encontro entre Lula e Rebelo ocorreu no Palácio de Belém, residência oficial do presidente português, onde esteve também, o  presidente de Moçambique, Filipe Nyusi e o aliado e ex-ministro Fernando Haddad.

“Em Lisboa, no encontro com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, tive a grata surpresa de encontrar também o presidente de Moçambique, Filipe Nyusi. Aproveitamos para fazer uma reunião sobre a relação entre nossos 3 países”, escreveu Lula no Twitter.

Lula disse que um dos temas da reunião seria a retomada do diálogo entre os países. “Portugal é um país irmão e importante parceiro do Brasil na Europa. Vamos retomar diálogos para o melhor de nossos povos”, disse.

No periódo da noite Lula seguiu para uma reunião com o primeiro-ministro do país, António Costa, desta vez, acompanhado da esposa, Rosângela da Silva, a Janja, e do ex-ministro Haddad.