Justiça
Valter Filipe continua hospitalizado
A sofrer de apneia do sono, o réu Valter Filipe, ex-governador do Banco Nacional de Angola, um dos implicados no Caso”500 milhões”, continua hospitalizado.
Réu no processo em que é julgado, também, o antigo presidente do Fundo Soberano, José Filomeno dos Santos “Zenu”, Valter Filipe sentiu-se mal e foi evacuado, de emergência, para o hospital, na sequência de uma crise respiratória, durante o primeiro dia de audiência e discussão do julgamento.
“Valter Filipe está doente. Passou todo dia no soro. Ele sofre de apneia. É tão grave que pode morrer durante o sono”, disse o seu advogado, Sérgio Raimundo.
Para o advogado, apesar de ter sido levantada a medida de coação, com excepção do Termo de Identidade e Residência, podendo responder em liberdade, o arguido nunca se conseguiu deslocar ao exterior do país para tratamento, por estar privado do passaporte.
Enfatizou o facto de já ter escrito para a Provedoria de Justiça, a relatar o assunto, mas não obteve qualquer resposta.
Além de Valter Filipe e de “Zenu dos Santos, estão implicados no caso o ex-director do Departamento de Gestão de Reservas do BNA, António Samalia Bule, e o empresário Jorge Gaudens.
Os quatro réus respondem na Câmara Criminal do Tribunal Supremo por uma alegada transferência ilegal de USD 500 milhões do Banco Nacional de Angola (BNA) para uma conta no Crédit Suisse de Londres, Inglaterra
No processo, Valter Filipe vem acusado dos crimes de peculato, branqueamento de capitais e burla por defraudação.
José Filomeno dos Santos e os outros dois vêm acusados dos crimes de tráfico de influência, branqueamento de capitais e burla por defraudação.
O Julgamento retoma quarta-feira, dia 11 de Dezembro.
Apneia do sono é um distúrbio do sono caracterizado por episódios repetitivos de pausas de respiração ou períodos de respiração pouco profunda durante o sono. As pausas podem ocorrer várias vezes por noite e causam, frequentemente, dessaturação de oxigénio.
C/Angop
Saraiva Baptista
11/12/2019 at 7:43 am
Para viajar e para fugir têm saúde, agora para responder ao crime cometido ou não já está muito doentinho..Em Angola deveria funcionar a lei da forca. Este Cda induziu o Dr.Zeno em erro agora dá uma de doentinho..Vai ao tribunal mesmo nesta condição…quantos não vão assim.?