Mundo
Vacinação contra poliomielite retomada em Gaza
A terceira fase de vacinação contra a poliomielite no norte de Gaza, suspensa desde o dia 23 por falta de garantias de segurança, será retomada este sábado.
Num comunicado conjunto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) explicaram que foi garantida a pausa humanitária para permitir a vacinação, embora a zona onde será efetuada seja consideravelmente mais pequena do que durante a primeira fase, em setembro, e esteja limitada à capital de Gaza.
A OMS e a Unicef lamentaram que cerca de 15 mil crianças com menos de 10 anos permaneçam em zonas inacessíveis devido à falta de segurança.
Um total de 43.250 pessoas morreram na Faixa de Gaza desde o início da ofensiva militar que Israel mantém no território palestiniano há mais de um ano, anunciou ontem, o Ministério da Saúde local.
Segundo este órgão, mais de 55 pessoas morreram nas últimas horas. Desde o início da ofensiva militar israelita, 101.827 ficaram feridas na Faixa de Gaza.
A guerra em curso em Gaza foi desencadeada por um ataque sem precedentes do Hamas no sul de Israel, em 07 de Outubro de 2023, que causou cerca de 1.200 mortos e mais de duas centenas de reféns, segundo as autoridades israelitas.
Em retaliação, Israel lançou uma ofensiva militar contra o enclave palestiniano com mais de dois milhões de habitantes.