Ligar-se a nós

Sociedade

Utentes reclamam atrasos, autoridades garantem melhorias nos serviços de emissão de documentos

Publicado

em

Cidadãos angolanos têm manifestado insatisfação com atrasos no atendimento e dificuldades na marcação online para emissão de documentos oficiais, incluindo passaportes e cartas de condução. Alguns utentes afirmam que ainda existem obstáculos que comprometem a comodidade e a rapidez no acesso aos serviços.

Em resposta, o Serviço de Imigração e Estrangeiros garante que medidas estão a ser implementadas para melhorar a eficiência e agilizar os processos. A diretora das Tecnologias de Informação, Vissolela Mariano, assegurou que o passaporte eletrônico começará a ser emitido em todas as 21 províncias do país até ao final de março, com abertura oficial do processo para angolanos no exterior prevista para a primeira semana de maio.

Na primeira fase internacional, foram selecionadas quatro missões diplomáticas: Paris (França), Lisboa (Portugal), Johannesburgo (África do Sul) e São Paulo (Brasil). Mariano explicou que primeiro será concluída a cobertura nacional antes de avançar para os cidadãos angolanos fora do país.

Os interessados podem submeter pedidos no portal www.sme.gov.auo e agendar atendimento nos postos de Luanda, no Corredor Sul, em Cuanza Sul ou em Pune.

Além disso, o Ministro do Interior, Manuel Homem anunciou que, na primeira semana de funcionamento do Centro de Apoio ao Utente, mais de 1.500 cartas de condução foram emitidas e entregues. O Ministro destacou que os resultados alcançados são animadores e encorajam a continuidade da estratégia de modernização e otimização dos serviços tutelados pelo seu departamento.

Vissolela Mariano reconheceu os desafios apontados pelos utentes e reiterou que a equipa está a trabalhar para corrigir falhas, agilizar o atendimento e garantir maior segurança e comodidade. O governo angolano reforça, assim, o compromisso de modernizar os serviços de emissão de documentos, mesmo diante das críticas da população.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD