Connect with us

Educação Financeira

Usa transportes ou o seu carro no meio urbano

Published

on

Saiba como poupar nas deslocações

O custo diário com deslocações tem muito impacto no orçamento das pessoas e das famílias. Saiba como poupar em transportes e na utilização do seu carro.
Cada vez mais, é essencial cortar ou reduzir custos no dia-a-dia para manter as finanças pessoais saudáveis. Os transportes não fogem à regra e a gestão que faz do seu carro, também.

Tendo em conta a importância do custo das deslocações no orçamento familiar dos angolanos, seguem-se algumas dicas que pretendem ajudá-lo a poupar em transportes.
Comece a poupar em transportes e partilhe viagens

Outro ponto fulcral em matéria de poupança é a partilha de viagens. Falamos da chamada “boleia”. Se tem colegas e/ou amigos que vivem próximo e têm como destino quase o mesmo ou durante a viagem podem sair a meio e quanto ao regresso a casa, pode-se dar a tal “boleia”.

Candogueiro ou táxi azul e branco

Por 150 Kwanzas pode viajar durante boas distâncias e e fazendo a transferência entre elas pode poupar milhares e dezenas de milhares de Kwanzas por mês. Veja os táxis e as rotas que precisa apanhar para chegar onde precisa. Começam bem a cedo a circular nas cidades e até muito tarde.

Atenção à segurança do motorista e dentro do táxi para não perder os seus pertences
Os “Uber” do sítio (táxis via app)

Há várias empresas com carros associados a plataformas que uma vez instaladas pode chamar um táxi personalizado ou não personalizado.

Esta alternativa é mais cara às duas primeiras, mas garante mais conforto e segurança.
Escolha a aplicação de táxi que mais lhe convém e boa viagem!

Táxis de turismo e as motas

Carros particulares e motas são também uma alternativa. Se os carros geralmente apanham várias pessoas para que a viagem seja o mais rentável possível, as motos são requisitadas para distâncias mais pequenas e onde vai como motorista. A agilidade das motas é paralela à maior insegurança de andar em cima de uma mota.
Andar a pé ou de bicicleta

Uma forma simples de poupar dinheiro em deslocações é andar a pé. Contudo, esta é uma opção válida apenas para pequenos percursos já que para longas distâncias, naturalmente, não é exequível.

Da mesma forma, andar de bicicleta é uma opção a considerar pois não implica um custo significativo. Pode usar as “duas rodas” para ir às compras, passear e conhecer a cidade. Ainda assim, preste especial atenção ao trânsito e não se esqueça de seguir as regras do código da estrada para os ciclistas.

Ambas as opções, além de fazerem bem à saúde, são uma boa oportunidade para fazer exercício físico sem gastar dinheiro.

Se ainda assim usar o seu carro…

Poupe no combustível

Para poupar em deslocações, o ideal é optar pelos transportes públicos ou partilhar viagem com alguém que conheça. Contudo, se a sua única solução é o carro, então resta-lhe tentar poupar no combustível.

Abdique de ter um segundo carro

Ter um automóvel significa ter muitos encargos. Crédito, seguro, imposto de circulação, combustível, inspecção e reparação, são algumas das despesas que tem de suportar com a sua viatura. Estas despesas passam para o dobro quando existe um segundo carro na família. Por isso, para reduzir o seu orçamento familiar ao automóvel, pondere abdicar do segundo automóvel. Vai exigir que se reorganize, mas pode concluir que este segundo veículo é dispensável.

Atenção à sua condução

O modo como conduz também influencia o gasto em combustível. Assim, se quer poupar, faça uma condução estável e sem grandes acelerações.

Por outro lado, evite ligar o ar condicionado pois pode aumentar o gasto em combustível até 20%. Além disso, verifique com alguma regularidade a pressão dos pneus. Isto porque uma pressão inferior à recomendada pode contribuir para um aumento de 4% do consumo de combustível.

Faça manutenção regularmente

Não espere que o seu carro comece a dar problemas sérios, leve-o regularmente ao mecânico.  Afinal de contas, muitas das avarias podem ser antecipadas e evitadas se fizer uma boa manutenção ao seu carro. Deste modo, evita custos acrescidos ao seu orçamento familiar.

Escolha o seguro que mais se adequa e ao melhor preço

Outra forma de poupar está no seguro do carro. Assim, faça simulações e compare preços. Em seguida, analise qual a proposta que melhor serve as suas necessidades e que se enquadra no seu orçamento familiar. Não deixe ainda de olhar para as ofertas das seguradoras «low cost». Regra geral, permitem poupar dezenas de euros ao final do ano, porém, podem não ter todas as coberturas que deseja.

Faça boas viagens e em segurança.

Planeie e gira bem os recursos financeiros em prole do que quer: chegar sempre ao seu destino com rapidez, conforto, segurança e poupando!

Colunistas