Politica
Úrsula Von der Leyen entre figuras europeias que podem vir à Angola na visita de Biden
A primeira visita de um Presidente dos Estados Unidos de América ao nosso país continua a suscitar várias reacções e expectativas da classe política, académica e sociedade em geral.
O especialista em relações internacionais, Lendário Zalata, disse que, para além das outras entidades da Administração Biden, poderá contar com a presença da Presidente da União Europeia, a primeira-ministra italiana, como resposta às políticas do Executivo do estadista, João Lourenço, das reformas económicas, o combate à corrupção e a diplomacia económica.
Zalata considerou que a visita do Presidente Joe Biden ficará registada na história de Angola.
O académico considera ainda a visita de Biden à Angola como uma vitória político-diplomática de João Lourenço, depois da visita que realizou à Casa Branca, em Novembro de 2023.
Segundo o especialista, a vinda de Biden enquadra-se também numa estratégia geo-económica. Por isso, é um assunto que está a ser acompanhado com muita expectativa.
Já a jurista Mirian Faria, disse que a visita do presidente da nação mais poderosa do mundo poderá criar muita expectativa, e sendo uma visita que acontece nos últimos dias de mandato, vai reforçar os acordos firmados e elevar Angola como líder regional, mas pede que os países que fazem parte do Corredor do Lobito criem as condições para tirar proveito desta infra-estrutura. Mirian, espera que o Trump venha dar seguimento dos projectos.
A jurista é de opinião que a visita do Presidente Joe Biden ocorre numa altura crucial para encerrar e consolidar os acordos sobre o Corredor do Lobito, antes que o sucessor que toma posse à 20 de Janeiro de 2025, inviabilize os investimentos feitos.
O Presidente Joe Biden vem à Angola na próxima semana, onde se reunirá com o seu homólogo angolano, João Lourenço.