Connect with us

País

Urna com corpo de JES já se encontra na Praça da República

Published

on

A urna contendo os restos mortais do antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, chegou as 10h00 deste sábado na Praça da República, para a cerimónia funebre do antigo chefe de Estado angolano, falecido em Julho no Reino de Espanha, vítima de doença.

O cortejo fúnebre, que saiu da sua residência oficial, no Miramar, percorreu várias artérias da capital angolana, com honras militares, até à Praça da República, onde vai permanecer até domingo para as devidas homenagens públicas.

O acto fúnebre, marcado para o período da manhã de domingo, 28 (dia em que completaria 80 anos de idade), contará com a presença de 21 individualidades estrangeiras, entre Chefes de Estado e de Governo de vários países africanos.
O Presidente da República de Portugal, Marcelo Ribeiro de Sousa, bem como o seu ministro dos Negócios Estrangeiros são as únicas entidades europeias presentes em Angola para o funeral de José Eduardo dos Santos.

José Eduardo dos Santos morreu aos 79 anos, no passado dia 8 de Julho, na clinica privada Teknon, em Barcelona, onde se encontrava internado desde 23 de Junho, após uma paragem cardíaca.

Dos Santos chegou ao cargo de Presidente da República a 26 de Setembro de 1979, na sequência da morte de António Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola, e esteve em funções durante 38 anos (até 2017), até ser sucedido por João Lourenço.