Connect with us

Politica

Universidade Católica de Angola homenageia ex-primeiro-ministro França Van-Dúnem

Redação

Published

on

universidade católica de angola homenageia ex-primeiro-ministro frança van-dúnem - Fran a Va D nem - Universidade Católica de Angola homenageia ex-primeiro-ministro França Van-Dúnem

A Universidade Católica de Angola (UCAN) homenageou nesta quarta-feira o professor França Va-Dúnem, co-fundador da instituição, pela sua contribuição na formação de quadros angolanos em matérias de Direito.

A homenagem enquadra-se nas celebrações dos 20 anos de existência da UCAN, que estão ser assinalados com a realização de jornadas cientificas da Faculdade de Direito, sob o lema “Presente e futuro da jurisdição internacional, civil, administrativo e fiscal em Angola”.

Durante a homenagem foram passados depoimentos e extractos sobre a vida e obra de França Van-Dúnem, que no final agradeceu a Universidade Católica pelo acto e reiterou que continuará a transmitir os seus conhecimentos aos mais novos.

Segundo o vice-reitor para a investigação e extensão da UCAN, padre Jerónimo Cahinga, o protagonista destas jornadas é o professor França Van-Dúnem e uma continuidade do que se fez há meses a quando da celebração dos 50 anos da sua tese de doutoramento.

“Foi o primeiro africano a defender uma tese na Bélgica e, por isso, estamos a celebrar a sua prestação na UCAN como um dos co-fundadores, bem como por ser uma referência mundial no estudo do Direito”, ressaltou.

Referiu que 20 anos depois a Universidade Católica cresceu, tem personalidade e um caminho a percorrer, pois a qualidade do seu ensino tem dado resultados, a contar pelas várias personalidades que compõem o governo que passaram pela UCAN.

Salientou que dentro de um ano poderão implementar mais cursos de mestrado a nível das Ciência de Saúde, organizar outro em Ciências Política e Jurídicas e a nível das Tecnologias de Informação.

As jornadas cientificas decorrem até quinta-feira e visam debater o presente  e o futuro da jurisdição no contexto dos grandes desafios a que Angola não é alheia, no que toca aos direitos humanos.

Participam do encontro prelectores nacionais e estrangeiros, precisamente de Portugal, que vão debater temas como desafios actuais do direito internacional público, recrutamento e formação dos juízes e dos magistrados do ministério público, entre outros.

A Universidade Católica de Angola é uma instituição privada, a primeira no país, aberta pela Conferencia Episcopal de Angola e São Tomé  (CEAST) em 22 de Fevereiro de 1999

Em 2017, a universidade foi classificada pelo Webometrics Ranking of World Universities  como a melhor universidade do país.

A instituição tem cinco faculdades, três institutos superiores e cerca de seis mil alunos.

 

C/ Angop

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (16)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (18)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (71)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (11)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação