Economia
UNITEL cria primeira moeda digital angolana
A maior empresa de telecomunicações e de telefonia móvel em Angola, Unitel, criou a primeira moeda digital angolana, denominada “Unitel Money”, anunciada na exposição da maior feira de novas tecnologias em Lisboa, Portugal.
“Em breve será uma inovação que vai beneficiar à quem nunca teve uma conta bancária”.
O Gestor do Departamento de Inovação “Henrique Costa” disse que “este conceito faz com que qualquer pessoa possa estar ‘bancarizada’ através do seu telemóvel. Porque, em África existem muitas pessoas que não estão registadas, isso faz com que nunca possam ter uma conta bancária”.
Por outro lado, este aplicativo vai permitir realizar qualquer operação comercial através de um telefone móvel, mesmo sem acesso à internet.
Henrique Costa realça ainda que, trata-se de um processo “revolucionário” que vai acontecer pela primeira vezem angola, e permitindo que uma “Zungueira” que vende na rua, possa estar inserida no sistema financeiro formal através do método quase que informal.
A UNITEL dedica-se ainda à formação de crianças no domínio da lógica de programação e à capacitação de empreendedorismo digital para jovens, e prestando apoio na criação de start-ups e o seu posicionamento nos mercados”, disse ele numa entrevista a DW África.
No entanto, a gigante de telecomunicações em Angola, vai criar ainda, “um fundo de investimento que visa dar escala de negócio a startups”, a nível nacional e internacional.