Connect with us

Economia

Unitel apoia projecto voltado para redução do VIH

Published

on

A Unitel assinou hoje um termo de compromisso com o gabinete da primeira dama da República, para a implementação do projecto “Saúde Móvel – Nascer Livre para Brilhar”, que visa a redução de novos casos de infecção e transmissão do HIV das mães para as crianças.

O termo de compromisso assinado hoje, no salão nobre do Palácio Presidencial enquadra-se no quadro da responsabilidade social da Unitel, através da qual pretende reforçar, com meios tecnológicos, a campanha iniciada da primeira Dama da República.

Na ocasião, Ana Dias Lourenço reiterou o seu compromisso em proteger as crianças para que essas nasçam livres do VIH e livres para brilhar.

“Agradeço à UNITEL por ter se juntado a nós neste projecto, o que demonstra ser um grande desafio para que de forma rápida e eficaz e com a ajuda das tecnologias, as mães possam ter acesso às mensagens e assim atingirmos a nossa grande meta que é sair dos 26% da taxa de transmissão para o 14%”, disse Ana Dias Lourenço.

O director geral da UNITEL, Miguel Geraldes, disse que as novas tecnologias que a empresa disponibiliza para a parceria vão permitir “enviar mensagens de voz e texto para as mães a informar que os cuidados devem ter com elas e com os bebés”. “Este projecto desenvolvido em parceria com a People in Need, assenta no pilar da saúde do nosso programa de responsabilidade corporativa”, acrescentou.

O projecto “Saúde Móvel- Nascer Livre Para Brilhar” visa apoiar os Eixos 03 e 04 do Plano Operacional para a Prevenção da Transmissão de VIH de Mãe para Filho 2019-2021, que sustenta a campanha Nascer Livre para Brilhar, nas Províncias de Luanda, Cunene e Moxico e que se propõe em reduzir até 46% as novas infecções de VIH em crianças até 2021.

Pela experiência adquirida em programas de Mhealth Development – promoção da saúde através da utilização da tecnologia, a UNITEL vai disponibilizar, por via deste acordo, apoio financeiro e tecnológico.

Os referidos apoios passam pela criação de uma Plataforma de Resposta de Voz Interactiva (IVR), para registo das Portadoras de VIH-SIDA, a ser feito técnicos identificados pelo programa nas Unidades Sanitárias nas Províncias de Luanda, Cunene e Moxico.

Envio de mensagens de voz automáticas pré-definidas a cada portadora de HIV-Sida que aderir ao programa, sobre consultas, tratamentos e aconselhamentos em Português, Kwanhama e Chokwe.

O auxílio na supervisão, avaliação e formação contínua dos técnicos de saúde sobre o processo de registo das portadoras de VIH-Sida por um período de 12 meses é igualmente um dos apoios da unitel.

O “Saúde Móvel” é uma iniciativa desenvolvida pela operadora, em parceria com a People in Need, desde 2017, com vista a redução da taxa de mortalidade infantil, diminuição do número de partos fora dos hospitais e centros médicos e, influenciar positivamente o comportamento das mães no cumprimento do calendário da vacinação das crianças. inclui ainda o incentivo à amamentação exclusiva e alimentação saudável e higiene da mãe e da criança.

Segundo a Unitel, o projecto Saúde Móvel regista até o momento mais de 60.000 mães nas províncias de Bié, Huambo e Huíla.

Com este projecto “Saúde Móvel: Nascer Livre para Brilhar” – em apoio ao Plano Operacional para Prevenção da Transmissão do VIH de Mãe para Filho 2019-2021, configura-se, para a Unitel, numa extensão do Programa Saúde Móvel, através da qual prevêm atingir cerca de nove mil mulheres portadoras de VIH-SIDA e seus filhos.

O termo de compromisso foi assinado pela directora do Gabinete da Primeira Dama da República, Ana Aleixo Fernandes e pelo director geral da Unitel, Miguel Geraldes