Politica
UNITA sugere realização das eleições autárquicas em Setembro de 2020
O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, reiterou nesta terça-feira, no Cuito, província do Bié, a necessidade do país realizar as eleições autárquicas no período previsto (2020), para a complementaridade do processo de governação.
Adalberto Costa Júnior fez este pronunciamento em declarações à imprensa, sublinhando haver intenção, por parte do órgão competente, de se adiar o pleito.
No quadro deste processo, o Presidente angolano, João Lourenço, afirmou em Novembro último, que “existe vontade política” para a realização das primeiras eleições autárquicas, previstas para 2020, mas só “após a aprovação do pacote legislativo autárquico”.
No entanto, o líder da UNITA refere que até ao momento a Assembleia Nacional (AN) não aprovou na especialidade o referido pacote, reiterando que a realização do pleito deve ocorrer simultaneamente nos 164 municípios do país.
O político sugeriu que as eleições autárquicas, marcadas para 2020, se realizem em Setembro, pois considera que o país tem condições para o efeito.
Adalberto Costa Júnior realizou uma visita de algumas horas a cidade do Cuito (Bié), com o objectivo de apresentar-se às autoridades governamentais locais, religiosas e tradicionais, como novo presidente da UNITA
C/ Angop