Connect with us

Politica

UNITA solicita audição a ministro de Estado sobre compra de 600 novos autocarros

Published

on

O Grupo Parlamentar da UNITA solicitou esta quinta-feira uma audição ao ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, para esclarecimentos sobre o Despacho Presidencial que autoriza a compra de 600 autocarros avaliados em cerca de 500 mil euros.

Durante a conferência de imprensa, em que foi também abordada a iniciativa de junção das propostas de lei sobre a institucionalização das autarquias em Angola, o deputado da UNITA, Olívio Kilumbo, disse que os transportes públicos representam um factor estruturante para o movimento de pessoas e bens e que pode condicionar o fluxo comercial e toda a actividade económica.

O quarto vice-presidente do GPU lamenta o facto de o País apresentar uma crise de transportes públicos que se agudiza a cada ano, nos principais centros urbanos devido ao mau estado das vias.

Olívio Kilumbo salienta que apesar de o ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, ter sido ouvido pela Comissão de Economia e Finanças, a audição não responde à sua solicitação.

Lembrar que o Governo angolano vai comprar 600 novos autocarros para garantir a continuidade e concretização do programa de expansão dos transportes públicos.

Sobre o assunto, o politólogo Luís Paulo Ndala, entende que solicitação feita pelo maior partido na oposição merece esclarecimentos, por se tratar de uma situação que envolve bens públicos.

Paulo Ndala refere ainda que os governantes devem ter maior transparência na governação da coisa pública. O Politólogo acrescenta que o exercício da boa governação passa pela prestação de contas, e afirma que o nosso país precisa melhorar neste quesito.

Ouça os comentários no Jornal da Rádio Correio da Kianda.

Colunistas