Ligar-se a nós

Destaque

UNITA “rejeita” esclarecer a Jornalistas a polémica licenciatura de Adalberto Costa Junior

Publicado

em

Um dia depois  da  deputada da UNITA Mihaela Webba, ter  apontado nesta quinta-feira, 9,  à existência de supostos  “interesses escusos” para justificar as suspeitas em torno da licenciatura do líder do partido do Galo Negro, Adalberto da Costa Júnior, que no entender da jurista e também deputada,  defende , estar  a ser alvo de “tentativa de linchamento”, a semelhança da Lusa, o Correio da Kianda tentou contactar várias figuras do Partido fundando por Jonas Savimbi, nesta sexta-feira, 10, e todos os contactados por este Jornal, “rejeitaram” pronunciar-se sobre o assunto.

As fontes,  que pediram para não serem identificados, dos três contactados por este Jornal, apenas um avançou em dizer, não saber de concreto se o Presidente da UNITA, terá sim concluído ou não,  a formacão em engenharia, numa das Universidades de Portugal.

Segundo a revista Sábado, o presidente da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) que se apresenta como licenciado em Engenharia Eletrotécnica, curso que terá feito no Porto, não concluiu afinal a formação.

As duas instituições do ensino superior questionadas pela Sábado desmentiram a atribuição de uma licenciatura a Adalberto da Costa Júnior: o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) negou que o dirigente tenha obtido o grau de licenciado e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto disse à revista que não tinha qualquer registo referente à inscrição do líder da UNITA.

O caso foi primeiro trazido a público em 2019 pelo jornalista Carlos Alberto do portal angolano A Denúncia, que acusou Adalberto da Costa Júnior de mentir sobre a sua formação e desafiou o político a apresentar publicamente o certificado de habilitações.

A Lusa, numa matéria públicada nesta quinta-feira, avança  ter enviado  também uma série de perguntas ao líder da UNITA, incluindo o período em que frequentou o ISEP, a data de conclusão e média final da licenciatura e se iria divulgar uma cópia do diploma, o que até ao momento, continua,  sem resposta.

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD