Ligar-se a nós

Politica

UNITA recusa participar das festividades dos 50 anos da independência

Publicado

em

A UNITA anunciou nesta sexta-feira, 04, que não vai participar nas comemorações do 50.º aniversário da independência, enquanto Holden Roberto e Jonas Savimbi não forem reconhecidos como pais da independência e heróis nacionais.

O anúncio foi feito pelo Secretariado Executivo Permanente da Comissão Política, no âmbito das celebrações alusivas ao 23.º aniversário do Dia da Paz e Reconciliação Nacional, que hoje se assinala.

O maior partido na oposição considera ainda ser uma injustiça e estar-se a negar a história com o “contínuo não reconhecimento” da contribuição patriótica de Holden Roberto e Jonas Savimbi, ao lado de Agostinho Neto, os três signatários do Acordo de Alvor com o Governo colonial português em 15 de Janeiro de 1975, que concorreu para a independência do país.

Nesta sexta-feira, 04, várias figuras da vida política, entre nacionalistas e ex-combatentes do FNLA, UNITA e MPLA, e tantos outros da vida económica, social, cultural e desportiva do país, constam da lista dos que serão condecorados pelo Presidente da República, João Lourenço, no âmbito das celebrações dos 50 anos da independência nacional.

O Galo Negro “manifesta igualmente repúdio e indignação pelo facto de no dia consagrado à Paz e a Reconciliação Nacional, o Governo excluir cidadãos de reconhecido mérito em diversas áreas de actividade por razões político-ideológicas”.

Saúda e encoraja o povo angolano a continuar a luta pelos seus direitos políticos, sociais, económicos e culturais, plasmados na Constituição, pela defesa e preservação da paz, por um Estado Democrático de Direito e pela reconciliação nacional “efectiva”.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD