Connect with us

Politica

UNITA reage às declarações do embaixador proferidas no Dia da Rússia

Published

on

A UNITA reagiu esta sexta-feira, 14, às declarações do embaixador russo acreditado em Angola. Esta semana, Vladimir Tararov, disse que o “Galo Negro” transformou-se naquilo que se chamou de “oposição construtiva”.

Recordar que em 2022, o maior partido da oposição e a representação diplomática russa em Angola trocaram acusações sobre a invasão russa à Ucrânia.

Reagindo a posição do diplomata, Evaldo Evangelista, Secretário para Comunicação e Marketing da UNITA, disse à Rádio Correio da Kianda que o seu partido “está cada vez mais empenhado no processo de diálogo, na convivência entre irmãos e não só e, sobretudo (este) foi um elemento que mostra a sociedade que os ventos que sopram hoje são diferentes”.

Por sua vez, o Secretário do Bureau Político para as Relações Internacionais do MPLA, Manuel Augusto, disse à margem das celebrações do 30.º aniversário da adoção da declaração de soberania estatal da República Socialista Federativa Soviética da Rússia, que se comemora a 12 de Junho, desde 1994, que “a Rússia é um país amigo, com o qual Angola mantém relações sólidas, forjadas na luta pela conquista da Independência nacional, consolidação da democracia, preservação da soberania e integridade territorial”.

O evento promovido pela Embaixada da Rússia em Angola contou, igualmente, com as presenças de altos quadros do partido no poder, como o ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, a Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás, dentre diplomatas, deputados e outras personalidades de diversos partidos políticos.

Consultado pela nossa redacção, o politólogo Almeida Pinto entende que o pronunciamento do embaixador é consequência da evolução interna, tendo em conta a sã convivência entre os angolanos.

O académico entende que “os angolanos estão no bom caminho e diz que a cultura política subiu de tom nos últimos tempos”.

Escute os comentários no Jornal da Tarde, às 13 horas, na Rádio Correio da Kianda. Sintonize 103.7 FM ou www.correiokianda.info 

“A UNITA transformou-se [e tem] outra visão, que se chama oposição construtiva” – diz embaixador russo