Connect with us

Politica

UNITA questiona encerramento de escolas em Luanda

Published

on

O governo sombra da UNITA questionou o encerramento de escolas, em Luanda, para reabilitação.

Em conferência de imprensa, Raul Tati, 1º ministro deste organismo da oposição, afirmou que “não se encontrou alternativas para se evitar que milhões de crianças ficassem fora do sistema normal de ensino”.

Raul Tati falava esta quinta-feira, 29, em conferência de imprensa. O político afirma ainda que este não é apenas um caso da capital do país.

O primeiro-ministro do governo sombra da UNITA entende que, se algumas obras do Programa Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM) não estivessem paradas ajudariam na integração escolar.

E o acto oficial de abertura do Ano Lectivo 2024/2025 aconteceu, hoje, na cidade do Uíge. A cerimónia foi presidida pela ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança.

Entretanto, mais de quatro milhões de crianças estão fora do sistema normal de ensino no presente ano lectivo. O Ministério da Educação garante ter matriculado mais de 2 milhões de alunos.

A informação foi prestada pela Directora Nacional do Ensino Pré-Escola e Primário, Soraya Kalongela.

Em relação ao respeito pelos direitos e liberdades dos alunos, a gestora disse que, o ministério criou mecanismo de denúncias relativas a violência e assédio sexual, bem como actos de corrupção para se evitar tais práticas.