Connect with us

Destaque

UNITA quer a contribuição dos Angolanos para campanha eleitoral

Published

on

A UNITA lançou um apelo urgente por donativos que permitam ao partido, o maior da oposição, realizar uma campanha eleitoral “digna desse nome”. O apelo consta de uma mensagem que está a ser enviada a militantes e população, assinada pelo vice-presidente do partido, Raúl Danda, que é também o número dois da lista da UNITA às eleições gerais de 23 de agosto e, por isso, candidato, por eleição indireta, ao cargo de vice-Presidente da República. Para tal, a UNITA disponibilizou a conta da sua militante Albertina Navemba Ngolo Felisberto no Banco de Negócios Internacional – BNI Conta nº 25770171 IBAN: AO06 0052 0000 2577 0171 1015 6 Código SWIFT: BNICAOLU

Na mensagem, Raúl Danda afirma que os angolanos “têm estado a viver momentos de verdadeiro sacrifício, com carências de tudo ou de quase tudo” e que “é urgente mudar a situação”. “Neste momento, a UNITA é indubitavelmente a força política melhor posicionada para operar essa mudança, para que os angolanos conheçam dias melhores. Mas, para isso, a UNITA precisa urgentemente de meios financeiros que lhe permitam realizar uma campanha eleitoral digna desse nome”, escreve o vice-presidente do partido liderado por Isaías Samakuva, que concorre ao cargo de Presidente da República.

As seis forças políticas com listas aprovadas às eleições gerais vão receber do Estado mais de 6 milhões de dólares para financiamento da campanha eleitoral. Segundo um decreto assinado pelo Presidente José Eduardo dos Santos, a verba aprovada é para “financiamento, de modo equitativo, da campanha eleitoral dos partidos ou coligações de partidos políticos com as candidaturas definitivamente aprovadas pelo Tribunal Constitucional”.

A verba em causa é fixada em 1.040 milhões de kwanzas, de acordo com o documento, que aprova igualmente a abertura de um crédito adicional ao Orçamento Geral do Estado para o Ministério das Finanças, “para o pagamento da referida despesa”.