Ligar-se a nós

Politica

UNITA pode decidir hoje tomada de posse dos Comissários da CNE

Publicado

em

Uma fonte bem posicionada da direcção da UNITA, sem gravar a entrevista, garantiu à Rádio Correio da Kianda que, o assunto dos quatro comissários a serem indicados pelo partido liderado por Adalberto Costa Júnior, está em discussão nesse momento, e poderá ser decidido nas próximas horas.

A fonte disse que os nomes dos candidatos a comissários ao órgão que organiza e conduz o processo eleitoral em Angola (CNE), ainda não são conhecidos.

A UNITA tem três dias, a contar dessa segunda-feira, 16, para decidir se vai indicar ou não os seus representantes naquele órgão.

Recorde-se que a Assembleia Nacional atribuiu, na CNE, nove lugares ao MPLA, quatro à UNITA e um representante indicado por cada um dos outros três partidos com assento parlamentar, a saber, o Partido da Renovação Social (PRS), o Partido Humanista de Angola (PHA) e a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), tendo a UNITA contestado tal distribuição junto ao Tribunal Constitucional, sob alegação de que viola “os princípios de equilíbrio institucional e proporcionalidade”.

Entretanto, os dois pedidos apresentados pelo Grupo Parlamentar da UNITA sobre a composição da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) foram rejeitados pelo Tribunal Constitucional.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD