Politica
UNITA pede que “se evitem interferências” que desvirtuem Fundação Savimbi
A Direcção da UNITA, principal partido na oposição, considera que os filhos de Jonas Savimbi “têm legitimidade” para promover o reconhecimento da Fundação dedicada ao fundador do partido do “Galo Negro” e apelou para que esta “não sofra interferências que a desvirtuem”.
Entretanto, o líder daquela formação política pede que se evitem interferências que desvirtuem a Fundação Savimbi
Este é um dos pontos do comunicado divulgado após a reunião do Comité Permanente da Comissão Política da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), realizada nesta terça-feira, em que foi avaliada a situação política, económica, social e diplomática do país em geral e a vida interna do partido.
A UNITA diz, igualmente, ter sido informada pelo coordenador da Fundação Jonas Malheiro Savimbi, Isaías Samakuva, sobre o processo da legalização da mesma, sublinhando que esta foi sempre “um desejo do partido”.
O coordenador-geral da Fundação e ex-presidente da UNITA, Isaías Samakuva, afirma que a instituição tem apenas fins filantrópicos e não serve objectivos políticos.
O partido reafirmou também a necessidade de dar prioridade à implementação das autarquias e orientou o grupo parlamentar “a tudo fazer para a conclusão e aprovação” da lei da institucionalização efectiva das autarquias locais.
Por Pedro Correia com supervisão de Márcia Cordeiro
“Fundação Savimbi não deve ser utilizada em jogos políticos”, advertem filhos do fundador da UNITA