Ligar-se a nós

Politica

UNITA: mexidas de Adalberto Costa Júnior causam desconforto na JURA

Publicado

em

O presidente do maior partido na oposição em Angola, Adalberto Costa Júnior, exonerou e nomeou, na tarde desta quarta-feira, 13, novos dirigentes da UNITA. Contudo, tais mexidas vêm causando certo desconforto dentro do Galo Negro.

Na organização juvenil, JURA, o presidente da UNITA nomeou Ariane Nhany, para Secretária Geral Adjunta da Juventude, substituindo Sandra Domingos.

Entretanto, a nomeação da Ariane Nhany tem criado desconforto no seio dos maninhos, acusando mesmo o presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, de violar os estatutos da JURA porque, segundo uma fonte dentro do partido fundado por Jonas Savimbi, “só pode ser nomeado para tal cargo quem é membro do comité nacional da JURA”, disse e acrescenta que a cidadã nomeada não faz parte deste órgão.

“A adjunta da JURA nem é membro do comité nacional”, lamentou, ma fonte ouvida pelo Correio da Kianda.

Destaca-se ainda a exoneração da segunda Vice-Presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, Albertina Navemba Ngolo, e nomeada para o cargo de Secretária Provincial da UNITA no Huambo, a exoneração do cargo de secretário provincial da UNITA no Cuando Cubango, Adriano Abel Sapiñala, no seu lugar foi nomeado o deputado Gaio Kakom,

Já para Secretário Provincial de Cabinda, foi exonerado Inocêncio Sozinho dos Santos, nomeando José do Gringo Júnior Lembe, e o antigo secretário provincial do Cuando Cubando, Adriano Abel Sapiñala foi nomeado para Secretário Provincial de Benguela.

Por outro lado, Adalberto Costa Júnior, usando a prerrogativa dos estatutos do Galo Negro, nomeou Mihaela Webba para segunda Vice-Presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, substituindo Albertina Navemba Ngolo.

Também nomeou para Secretário Nacional Adjunto da Organização da UNITA, o antigo secretário provincial de Benguela, Jeremias Kaunda Abilio, também exonerou  Alcino Kuvalela “Jonas Dos Santos” para secretário provincial do Huambo e nomeou-o para Secretário Nacional Executivo para as Autarquias da UNITA.

Quanto a exoneração de Alcino Kuvalela “Jonas dos Santos”, a nossa fonte diz que é uma pena, “tiram um quadro como Jonas para vir ser acantonado em Luanda”.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD