Connect with us

Politica

UNITA lança desafio para conclusão do pacote autárquico em 30 dias

Published

on

Num comunicado em resposta ao convite público de diálogo, formulado pelo Grupo Parlamentar do MPLA, na última sessão plenária da Assembleia Nacional, o Grupo Parlamentar da UNITA, dentre outras colocações, propõe a conclusão do pacote autárquico num prazo de 30 dias.

“O GPU propõe ao partido proponente o desafio de nos próximos 30 dias agendarmos a conclusão do pacote autárquico para que seja definitivamente implementado o poder local”, insta, o comunicado.

Há uma semana, o presidente do Grupo Parlamentar do MPLA convidou os angolanos a reflectir “sobre a necessidade de institucionalizar mecanismos de diálogo inclusivo nos vários níveis e segmentos da vida nacional, não apenas em relação ao funcionamento das instituições, mas também, e sobretudo, nos circuitos informais de captação da vontade popular e da percepção popular sobre os diversos fenómenos sociais, económicos, políticos e culturais que conformam o ambiente nacional em que vivemos”, disse, Virgílio de Fontes Pereira.

Em resposta, o GPU diz que “o convite contém aspectos que reputamos muito positivos e tem outros que, do nosso ponto de vista, encerram alguns equívocos que requerem um posicionamento público do Grupo Parlamentar da UNITA”.

“A grande maioria dos angolanos congratula-se com a decisão do partido no poder vir ao encontro da sociedade, mas adverte que não nos permitimos enganar com estratégias dilatórias”, aponta o comunicado, após várias argumentações em defesa da posição dos parlamentares do maior partido na oposição em Angola.