Connect with us

Politica

UNITA já tem data da entrega do processo de destituição do presidente

Published

on

O presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, Liberty Chiyaka, garantiu esta sexta-feira, 29, que a entrega do processo de destituição do Presidente da República, João Lourenço, será feita depois do término das XI Jornadas Parlamentares do seu partido.

Conforme o Correio da Kianda publicou anteriormente, a UNITA vai realizar, nos próximos dias, as XI Jornadas Parlamentares, para abordar vários assuntos da vida socioeconómica do país, quando faltam pouco menos de 20 dias para a abertura do II ano Legislativo do V Legislatura, a ter lugar em Outubro.

O evento irá decorrer de 03 a 07 do próximo mês, na província de Malanje, sob o lema “Pela democracia e desenvolvimento inclusivo” e tem como objectivo fazer um balanço do desempenho dos deputados do galo negro na primeira sessão legislativa da V Legislatura da Assembleia Nacional, que encerrou no passado mês de Agosto.

De recordar que há dois meses, os parlamentares do maior partido na oposição anunciaram que apresentariam um processo de destituição do Presidente da República. Justificam a decisão por entenderem que volvidos nove meses do segundo mandato, após a tomada de posse a 15 de Setembro de 2022,  “verifica-se que a governação do Presidente da República é contra a democracia, contra a paz social, contra a Independência Nacional e contra a unidade da Nação, pelo que a sua rejeição pela Nação se traduz na mais elevada taxa de reprovação já verificada em tempo de paz. O sentimento geral dos cidadãos é que o Presidente da República em funções traiu o juramento que fez, perdeu absolutamente a confiança dos eleitores, e, por isso, deve ser destituído do cargo”.

Desde então, UNITA e MPLA vêm “trocando farpas” com os camaradas orientados a cerrarem fileira em torno do presidente do seu partido:

“O MPLA está forte e coeso em torno do mais Alto Magistrado da Nação e agirá em conformidade”, disse, Rui Falcão, fazendo referência ao último comunicado do Bureau Político.

Colunistas