Connect with us

Politica

UNITA insta governo a criar condições de evacuação dos angolanos na Ucrânia

Published

on

Em comunicado a que o Correio da Kianda teve acesso, o Comité Permanente da Comissão Política da UNITA, em reunião extraordinária, realizado esta segunda-feira, 28, condenou a invasão da Rússia na Ucrânia e apela ao diálogo sincero e urgente entre as partes.

O encontro orientado pelo presidente do Galo Negro, Adalberto Costa Júnior, passou também em revista a situação socio-económica e política do país, a vida interna do partido e a situação internacional, com ênfase para a guerra na Ucrânia.

Na ocasião o Comité Permanente da Comissão Política da UNITA, apelou ao executivo angolano, no sentido de criar condições de protecção e evacuação dos cidadãos angolanos que, por motivos próprios, residem na Ucrânia.

A UNITA diz que a crise económica no país, agravada pelo surto de fome nas províncias do Sul, tem motivado a emigração de cidadãos nacionais à Namíbia em busca de socorro. Por outro lado, apesar do discurso do governo sobre a tão propalada reserva estratégica alimentar, no país, continua elevado o custo da cesta básica para a maioria das famílias, lê-se na comunicado.

Os membros do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA reiteram ao apelo a todos os cidadãos, a vacinarem-se contra a COVID 19 e a cumprirem, sem relaxe, as medidas de biossegurança.

Quanto ao Registo Eleitoral Oficioso, UNITA dá a conhecer que tomaram medidas adicionais sobre o processo de registo eleitoral, envolvendo as demais forças vivas da sociedade, para que todos os dias de Março se traduzam numa melhoria dos resultados finais do processo de actualização do registo eleitoral.

Radio Correio Kianda

Colunistas