Connect with us

Politica

UNITA indignada com a degradação prematura do canal do Cafu

Published

on

A UNITA diz estar a acompanhar “com bastante preocupação” as notícias e imagens postas à circular nas redes sociais, sobre a degradação de alguns troços do Canal do Cafu, na província do Cunene, na sequência  das chuvas que se abateram sobre a região nos últimos dias.

Em nota enviada à redacção do Correio da Kianda, o Grupo Parlamentar da UNITA “manifesta -se indignado, pelo facto de em menos de 12 meses após a sua inauguração, o Canal do Cafu ter degradado facilmente com as chuvas”.

Tal situação, lê-se na nota, a UNITA afirma ser resultante da má qualidade da obra desse projecto de combate à fome e à seca no Sul do País, que custou 137 milhões de dólares aos cofres do Estado, cujos resultados, afirmam, “estão longe de impactar na vida das populações locais.

O Grupo Parlamentar da UNITA, sublinha que vai solicitar com carácter de urgência, uma audição parlamentar aos senhores Ministro da Energia e Águas, Ministro da Construção e Obras Públicas e Governadora Provincial do Cunene, para saber de todo o processo de contratação que levou à escolha dos empreiteiros, a sua capacidade técnica e provas dadas no mercado nacional e internacional, “quem foram os fiscais da obra, sua idoneidade e competência técnica, assim como critérios de certificação da qualidade do material aplicado”.

A UNITA considera, conclui o comunicado, que projectos desta natureza devem ter fiscalização séria “in loco” não só de âmbito técnico, mas também do fórum político e jurisdicional por parte de organismos afins, principalmente o Parlamento e o Tribunal de Contas, para se evitar o desperdício de recursos financeiros, e servirem de facto os fins para os quais foram alocados, pelo que, prometem exigir  do Executivo,  a responsabilização de todos agentes públicos e privados envolvidos para que o País deixe de viver do mais do mesmo, em matéria de baixa qualidade e durabilidade das obras.

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. João Diogo

    08/02/2023 at 6:24 pm

    os deputados da UNITA deviam ter a moral e se absterem de fazer discursos populistas quanto não devem.Os parlamentares da UNITA, não conhecendo melhoras as várias consequências que advêm de fenómenos naturais,fazem juízo do Muangai e Jamba, ao julgarem que o executivo deve informa-los sobre o quê aconteceu no canal do cafu. Os deputados da UNITA, nunca aprovaram o OGE, só aprovam o orçamento que lhes dá salários, casas e carros, É só ver no aconteceu na Turquia e na Síria, acção do homem ou da natureza? é culpa daqueles que arquitectaram e construiram as cidades? É preciso pensar antes de fazerem discursos demagógicos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas