Politica
UNITA garante instaurar processo disciplinar ao secretário do Moxico
A UNITA reagiu esta quarta-feira, 12, em relação ao suposto envolvimento do secretário provincial do Moxico, Afonso Baptista Ndumba, dos crimes de que é acusado pela Procuradoria-Geral da República, afirmando que será submetido a um processo disciplinar assim que o processo jurídico investigativo terminar.
Esta informação foi avançada pelo Secretário-Geral, Álvaro Daniel, durante a conferência de imprensa sobre a apresentação do balanço da jornada de trabalho do Presidente do partido Adalberto Costa Júnior ao leste do país.
Para o político, trata-se de um ilícito disciplinar, assegurando que os órgãos internos do partido vão abordá-lo com base aos estatutos.
“Vamos esperar que os serviços de investigação criminal terminem o seu trabalho, referente a prática do direito e jurídico, e depois ao nível interno vamos fazer também o nosso papel para que seja responsabilizado de forma exemplar para evitar tais práticas” assegurou.
De acordo com informações apuradas esta quinta-feira, 13, pela Rádio Correio da Kianda, um juiz de garantias afecto ao Tribunal de Comarca do Moxico, decretou a prisão preventiva do secretário da UNITA por suspeita de associação criminosa.
Após interrogatório, Afonso Baptista Ndumba foi encaminhado ao Estabelecimento Prisional do Moxico, onde cumprirá a prisão preventiva.
Afonso Baptista Ndumba desempenha as funções de secretário provincial da UNITA no Moxico desde 2022.