Connect with us

Politica

UNITA exige políticas concretas dirigidas à juventude

Published

on

O secretário geral da Juventude Unida Revolucionária de Angola (JURA), Agostinho Kamuango, apelou ao Executivo políticas concretas dirigidas aos jovens do país, no âmbito das comemorações do 50º aniversário da morte em combate do Patrono da JURA, David Jonatão Chingunji, realizadas no passado sábado, 18.

O líder da juventude da UNITA criticou duramente o Governo, em particular o Ministério da Juventude e Desportos, por achar que não são traçadas políticas concretas voltadas à juventude.

“Até agora, o Ministério da Juventude e Desportos não soube desempenhar o seu papel. Está aquém para corresponder as expectativas dos interesses da juventude ”, disse.

Para o político, a ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula Silva Sacramento Neto, e o seu secretário de Estado, Carlos de Almeida, não servem para estar a frente deste órgão tão importante e que deviam pôr os cargos a disposição. Segundo o jovem, o Ministério da Juventude e Desportos precisa ser dirigido por pessoas que entendam as reais preocupações e necessidades da juventude e “não por essa gente que não sabe fazer gestão da coisa pública, se não desviar verbas”.

Agostinho Kamuango diz que já não é mais tempo de procurar soluções, mas sim da materialização da mesma, atendendo as inquietações resultantes das várias dificuldades pelo que passam a juventude angolana.

 “São várias preocupações e, infelizmente, não encontram soluções tais como: emprego, habitação, formação académica e profissional”, fazendo menção aos 500 mil empregos prometidos pelo Presidente da República, João Lourenço, e a habitação “ o sonho de ter a casa própria. A falta de ensino de qualidade é outro problema”, lamenta e conclui: “a falta de vontade política tem sido o principal obstáculo para resolução dos problemas da juventude”.

O líder juvenil apresentou vários desafios que a sua organização irá se desdobrar durante esta época.

“Os desafios são enormes, a JURA precisa unir e mobilizar os cidadãos para alternância ao poder. Visto que estamos nos aproximando das eleições gerais e autárquicas, precisamos nos unir com as organizações políticas e com a sociedade civil”.

Contudo, as actividades alusivas ao 50º aniversário da morte de David Jonatão Chingunji foram realizadas em todo o país, com varias restrições respeitando às medidas de prevenção do combate à Covid-19.

Por sua vez em Luanda, nos nove municípios que compõe a província ocorreram palestras sobre a trajectória do braço juvenil da UNITA. Agostinho Kamuango e a sua comitiva estiveram no município de Icolo-Bengo.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (24)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (27)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (91)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (22)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania