Connect with us

Politica

UNITA exige demissão imediata de Joana Lina

Published

on

A problemática do lixo em Luanda, que se arrasta a cada dia que passa, mereceu uma conferência de imprensa levada a cabo pelo Grupo Parlamentar da UNITA, que congregou nesta quinta-feira, 15, jornalistas de diferentes órgãos, nas instalações da Sovismo, em Viana.

Apresentada pelo presidente do grupo parlamentar do referido partido, a UNITA considera a problemática do lixo em Luanda como sendo uma questão de saúde pública que deve merecer uma solução urgente por parte do Governo que dirige o país.

Liberty Chiaka, que comparou o lixo como um negócio milionário que, no seu entender se  assemelha aos terrenos em Luanda, propôs a anulação dos contratos com as empresas seleccionadas, que recentemente ganharam o concurso realizado pelo Governo Provincial de Luanda para recolha de lixo na capital e exigiu do titular do poder executivo, a exoneração imediata da governadora de Luanda.

Em conferência de imprensa apresentada hoje, a UNITA considerou a crise do lixo como sendo  uma prova de que a descentralização político-administrativa por via da institucionalização do poder local autónomo, é fundamental, de forma a corrigir situações que caracterizam a Administração Pública e, permitindo assim, a existência de um novo modelo de recolha, tratamento e gestão dos resíduos sólidos de modo transparente, descentralizado e sem dependência directa do Governo.

Como solução, a UNITA avançou, nesta quinta-feira, com a aplicação de um plano emergencial, de medidas sanitárias de prevenção contra doenças que podem ocorrer em consequência do lixo que se tem verificado em Luanda, sobretudo, com as chuvas que têm estado a cair na cidade capital.

Entre outras questões apresentadas, o grupo parlamentar da UNITA pretende ainda realizar uma audição conjunta com os ministros da Cultura, Turismo, Hotelaria e Ambiente, Saúde e a Governadora da Província de Luanda. De acordo com Liberty Chiaca, presidente do Grupo Parlamentar do “Galo Negro”, a petição foi já entregue, há algum tempo, ao Gabinete do Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (18)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (89)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania