Politica

UNITA espera que novo ano parlamentar seja decisivo sobre implementação das autarquias locais

Publicado

em

O calendário político eleitoral deve ser mais melhorado e clarificado, na perspectiva das eleições autarquias, que precisam de se encontrar uma solução no quadro do novo ano parlamentar, sendo necessário que se estabeleça um horizonte para a sua implementação efectiva.

A visão foi defendida em exclusivo à Rádio Correio da Kianda, pelo vice-presidente do Grupo Parlamentar do Galo Negro, Faustino Mumbica, aquando da sua expectativa sobre o novo ano parlamentar que arranca esta quarta-feira, 15, durante a abertura da 4ª Sessão Legislativa da V Legislatura da Assembleia Nacional.

“As autarquias precisam efectivamente encontrar uma solução no quadro do novo ano parlamentar, estabelecendo-se horizonte para a sua implementação, porque o país não pode continuar a andar as segas, e este ano parlamentar deve ser decisivo nessa matéria” sustentou.

A UNITA diz mostrar-se expectante e esperançosa que os compatriotas do MPLA na Assembleia Nacional, que perfazem a maioria, tomem consciência e adoptem uma postura que ajude o Executivo angolano a melhorar a governação.

De acordo com o deputado da UNITA, o Parlamento se tem comportado como uma extensão do Executivo e uma caixa-de-ressonância que viabiliza todas as medidas do governo, inclusive aquelas que na sua maioria não concretizam as soluções para a melhoria da vida dos cidadãos.

O político do Galo Negro disse ainda esperar que a Assembleia Nacional exerça o seu real papel na aprovação do Orçamento Geral de Estado, e que o Executivo angolano pela primeira vez aquando das discussões sobre a sua aprovação, cinta que é forçado a melhorar no conteúdo.

“Espero que pela primeira vez o Executivo cinta que é forçado a melhorar no conteúdo sobre o OGE. Sabe que os sectores da saúde, educação e diversificação da economia, que juntas têm estado abaixo dos 10% do orçamento, com a agravante de que a agricultura nem chega a 3%” frisou.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version