Ligar-se a nós

Politica

UNITA entrega hoje proposta de destituição do PR

Publicado

em

O Grupo Parlamentar da UNITA vai proceder a entrega formal da proposta de destituição do Presidente da República de Angola, nesta quinta-feira, 12.

A informação vem expressa numa nota da Assessoria daquela bancada, a que a Rádio Correio da Kianda teve acesso.

O documento refere que a entrega da proposta ao Gabinete da Presidente da Assembleia Nacional, vai ser precedida por uma conferência de imprensa na sede da bancada parlamentar do Galo Negro.

Coim isso, a UNITA cumpre com o prometido no final do último mês de que a entrega do processo de destituição do Presidente da República, João Lourenço, seria feita depois do término das XI Jornadas Parlamentares do seu partido, que ocorreu em Malanje.

De recordar, que há três meses os parlamentares do maior partido na oposição anunciaram que apresentariam um processo de destituição do Presidente da República.

Justificam a decisão por entenderem que volvidos mais de um ano do segundo mandato, após a tomada de posse a 15 de Setembro de 2022,  “verifica-se que a governação do Presidente da República é contra a democracia, contra a paz social, contra a Independência Nacional e contra a unidade da Nação, pelo que a sua rejeição pela Nação se traduz na mais elevada taxa de reprovação já verificada em tempo de paz. O sentimento geral dos cidadãos é que o Presidente da República em funções traiu o juramento que fez, perdeu absolutamente a confiança dos eleitores, e, por isso, deve ser destituído do cargo”.

Desde então, UNITA e MPLA vêm “trocando farpas”, com os camaradas orientados a cerrarem fileira em torno do presidente do seu partido:

“O MPLA está forte e coeso em torno do mais Alto Magistrado da Nação e agirá em conformidade”, disse, Rui Falcão, fazendo referência ao último comunicado do Bureau Político.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD