Politica
UNITA e FNLA capacitam militantes em matérias de autarquias
O partido Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) promoveu domingo, em Malanje, uma formação sobre Mulheres na Política e Autarquias Locais, visando preparar a ala feminina da organização para os actuais e futuros desafios políticos do país.
A formação enquadrou-se no âmbito do 8 de Março (Dia Internacional da Mulher) e visou ainda esclarecer as militantes sobre o conceito de autarquias locais e seu enquadramento legal, para além da necessidade da representatividade das mulheres neste processo.
Na ocasião, o secretário nacional para Acompanhamento das Massas da FNLA, António Xavier, sublinhou a importância de as mulheres estarem abalizadas sobre autarquias locais e acompanharem a dinâmica à volta dos instrumentos legais que vêm sendo aprovados para a sua implementação no país.
E o secretário da UNITA no Bié, Celso Torres, orientou ontem, na cidade do Cuito, os quadros do partido a desenvolverem acções nas áreas da nova Divisão Político-Administrativa, tendo em vista os desafios futuros, em especial as autarquias.
O responsável falava na II reunião ordinária do comité provincial desta formação política, que decorreu sob o lema “Mobilização Nacional para as Autarquias”.
Para o caso do Bié, a nova Divisão Político-Administrativa (DPA) prevê a criação de mais dez municípios, saindo dos nove para os 19. Os novos municípios serão Calucinga, Mumbue, Chicala, Cambandua, Ringoma, Umpulu, Chipeta, Belo Horizonte, Luando e Lúbia.