Ligar-se a nós

Politica

UNITA diz que descoberta de petróleo no Cuando Cubango não irá beneficiar a população

Publicado

em

Após o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) ter apresentado, quinta-feira, passada, em Menongue, Cuando Cubango, os resultados preliminares das pesquisas do Plano Nacional de Geologia (Planageo), que confirmam a existência, na província, de petróleo, diamante, cobre, ferro, minerais de terras raras e urânio, este último ao longo da fronteira com a Namíbia, várias personalidades locais reagiram a descoberta.

Para o secretário provincial da UNITA no Cuando Cubango, Gaio Kakoma, em reacção ao Correio da Kianda, se o governo estivesse preocupado com a vida da população, a descoberta traria o bem estar para os habitantes da província.

“Com um governo interessado na melhoria da vida das populações, essa descoberta traria sim o bem estar para os habitantes do Cuando Cubango”, disse

O politico da UNITA fez saber que com esse “governo do MPLA é impossível isso acontecer, tendo como exemplo a exploração de madeira”.

“O exemplo é da exploração da Madeira. Que benefícios o povo está a ter? Nenhuns infelizmente, frisou.

Gaio Kakoma destacou que com uma governação com outra mentalidade de servir de facto o povo e não se servir, esse sim poderá trazer e aproveitar melhor os recursos desta Província e dar melhor qualidade de vida ao seu povo.

De realçar que os estudos do Planageo nessa região tiveram início em 2014, tendo sido feitas 222 mil estações de recolha de dados e 8 300 amostras que confirmaram a prevalência de minérios em toda a extensão da província, alguns dos quais, provenientes de outros países, como é o caso do urânio, que emigrou da Namíbia para o Cuando Cubango através de sismos.

Cuando Cubango: pesquisas confirmam existência de petróleo e outros recursos naturais




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD