Connect with us

Politica

UNITA diz que descoberta de petróleo no Cuando Cubango não irá beneficiar a população

Published

on

Após o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) ter apresentado, quinta-feira, passada, em Menongue, Cuando Cubango, os resultados preliminares das pesquisas do Plano Nacional de Geologia (Planageo), que confirmam a existência, na província, de petróleo, diamante, cobre, ferro, minerais de terras raras e urânio, este último ao longo da fronteira com a Namíbia, várias personalidades locais reagiram a descoberta.

Para o secretário provincial da UNITA no Cuando Cubango, Gaio Kakoma, em reacção ao Correio da Kianda, se o governo estivesse preocupado com a vida da população, a descoberta traria o bem estar para os habitantes da província.

“Com um governo interessado na melhoria da vida das populações, essa descoberta traria sim o bem estar para os habitantes do Cuando Cubango”, disse

O politico da UNITA fez saber que com esse “governo do MPLA é impossível isso acontecer, tendo como exemplo a exploração de madeira”.

“O exemplo é da exploração da Madeira. Que benefícios o povo está a ter? Nenhuns infelizmente, frisou.

Gaio Kakoma destacou que com uma governação com outra mentalidade de servir de facto o povo e não se servir, esse sim poderá trazer e aproveitar melhor os recursos desta Província e dar melhor qualidade de vida ao seu povo.

De realçar que os estudos do Planageo nessa região tiveram início em 2014, tendo sido feitas 222 mil estações de recolha de dados e 8 300 amostras que confirmaram a prevalência de minérios em toda a extensão da província, alguns dos quais, provenientes de outros países, como é o caso do urânio, que emigrou da Namíbia para o Cuando Cubango através de sismos.

Cuando Cubango: pesquisas confirmam existência de petróleo e outros recursos naturais

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (25)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (27)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (91)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (22)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania