Connect with us

Politica

UNITA aguarda com expectativa deferimento do TC sobre continuidade de Adalberto Costa Júnior

Published

on

Em vésperas do dia 24 do corrente mês, data apontada como sendo o dia em que o Tribunal Constitucional poderá pronunciar-se sobre a “destituição ou continuidade” de Adalberto Costa Júnior, o assunto sobre a alegada crise interna no partido do “Galo Negro” continua em alta na política angolana, com destaque para a imprensa pública.

Ecos na UNITA dão conta que duas correntes aguardam com grande expectativa a decisão do Tribunal Constitucional.

De acordo com uma fonte do  Correio da Kianda, entre  os expectantes estão os apoiantes de Adalberto Costa Júnior, e os chamados militantes “surdinos”, sendo estes últimos citados a boca pequena, como incentivadores de um grupo de militantes que tem feito ataques à liderança do partido e que recentemente dirigiram-se ao Tribunal Constitucional para exigir a impugnação do Congresso que elegeu o actual líder do maior partido da oposição em Angola.

Em nota de esclarecimento apresentada na semana finda em Luanda pelo Secretariado do Comité Permanente da UNITA, o maior partido da oposição assegurou que o seu Presidente, Adalberto Costa Júnior, aquando da sua candidatura, detinha apenas a nacionalidade angolana originária e que a suposta impugnação contra o presidente da UNITA, caso aconteça, não passaria de uma “maquinação política e eleitoralista”.

Eleito a 15 de Novembro de 2019 como presidente da UNITA, em substituição de Isaías Samakuva, Adalberto Costa Júnior tem sido alvo de um grupo de militantes, supostamente membros do partido, que fortemente têm contestado a sua liderança.

Em sondagem feita pelo Correio da Kianda, caso a decisão do TC seja desfavorável em relação a continuidade de Adalberto Costa Júnior a frente do maior partido da oposição angolana, os possíveis nomes que poderão concorrer à liderança da UNITA são, Pedro Katchiungo e Abílio Kamalata Numa, que já possuem apoiantes internos. Contudo, há ainda a possibilidade do retorno de Isaías Samakuva ao Galo Negro.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (6)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (88)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD