Politica
UNITA adia as exéquias de Jonas Savimbi
A UNITA anunciou que as exéquias de Jonas Savimbi, previstas para sábado, foram adiadas, até que sejam conhecidos os resultados definitivos das análises de DNA aos seus restos mortais.
Segundo o porta-voz do Galo Negro, Alcides Sakala, nenhum dos três relatórios sobre as análises ao DNA de Savimbi feitos por instituições portuguesas, sul-africanas e angolanas chegaram oficialmente à direcção do partido.
Com efeito, Alcides Sakala afirmou que não vai ser possível cumprir com a data de referência para o funeral de Jonas Savimbi, que era o dia 6 de Abril. “Estamos na terceira etapa que foi da recolhas da amostras de DNA, para os respectivos exames e testes. Estes estão a decorrer e, até ao momento, ainda não nos chegaram estes resultados”, disse.
Alcides Sakala, que também é secretário para as relações exteriores da UNITA, lembrou que o partido criou, em Janeiro, uma comissão nacional para as exéquias de Jonas Savimbi, salientando que o trabalho está muito avançado.
As cerimónia fúnebres do fundador da UNITA, 17 anos após a sua morte, estão previstas para Lopitanga, localidade da província do Bié, onde o resto da família está sepultado.
C/ JA