Connect with us

Sociedade

UNICEF em Angola com novo representante

Published

on

O novo representante do UNICEF em Angola, Ivan Yerovi, apresentou as credenciais ao Ministério das Relações Exteriores, onde foi recebido pelo ministro Téte António. Com este acto, Yerovi dá início oficialmente as suas funções no país.

Também no dia 08 de Outubro, o chefe da diplomacia angolana recebeu as cartas credenciais da nova delegada da União Europeia em Angola, a embaixadora Jeannette Seppen.

De nacionalidade equatoriana, Ivan Yerovi foi nomeado pela directora Executiva do UNICEF como seu representante em Angola, em Abril de 2020.

Antes da sua indicação para dirigir o UNICEF em Angola, Ivan Yerovi representou a organização na República da Nicarágua, desde 2016.

Na Nicarágua liderou o escritório na implementação do Programa de Cooperação promovendo alianças com parceiros estratégicos do país, procurando trazer a visão e o consenso de todos tendo no centro o interesse superior das crianças e adolescentes mais vulneráveis.

Com mais de 25 anos de experiência como funcionário do UNICEF, antes da Nicarágua, Ivan Yerovi foi representante do UNICEF no Belize, também ocupou o cargo de representante Adjunto do UNICEF na Guatemala por mais de quatro anos.

Ivan Yerovi foi, igualmente, especialista em emergências do escritório regional do UNICEF para a América Latina e Caribe, bem como teve várias responsabilidades no escritório do UNICEF no Equador, como oficial adjunto responsável pelo atendimento à países como Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Paraguai.

O novo representante do UNICEF assume funções numa altura em que o escritório deu início a um novo Ciclo de Programa que vai até 2022, alinhado com as prioridades do Governo de Angola definidas no actual Plano de Desenvolvimento Nacional.

O novo Programa do UNICEF assenta essencialmente na integração e convergência de serviços, no apoio ao fortalecimento dos sistemas existentes, no reforço das capacidades locais para planificar e monitorar os avanços na agenda da criança e no desenvolvimento de acções para mudança de comportamento nas famílias e comunidades.

O UNICEF está em Angola desde 1976 e ao longo destes anos tem sido um parceiro directo do Governo na implementação da Convenção sobre os Direitos da Criança no país.

Sobre o UNICEF

O UNICEF promove os direitos e bem-estar de todas as crianças. Juntamente com vários parceiros, trabalhamos em 190 países e territórios para traduzir este nosso compromisso em acções concretas, centrando especialmente os nossos esforços em chegar às crianças mais vulneráveis e marginalizadas, para o benefício de todas as crianças, em qualquer parte do mundo.

Por Angop