Connect with us

Cultura

União Recreativo Kilamba vence o carnaval de Luanda

Published

on

O grupo, que desceu na pista da Nova Marginal sob o comando de Poly Rocha, obteve 842 pontos, superando a concorrência de outros 8 concorrentes.

Durante a sua exibição, o colectivo transmitiu mensagens sobre a necessidade da valorização das chamadas profissões liberais. O grupo passou com 900 integrantes.

A segunda posição foi ocupada pelo União Mundo da Ilha (destronado do título), com 840 pontos, enquanto no terceiro lugar ficou o União Njinga a Mbande, do município de Viana, com 804 pontos.

Na quarta posição está o União Kiela, do distrito urbano do Sambizanga, com 796 pontos, e em quinto o União Operário Kabocomeu, também do Sambizanga, com 714 pontos.

No entanto, os resultados divulgados nesta quinta-feira pela organização não satisfez alguns grupos,  principalmente da comandante do União Kiela, Maravilha dos Santos, que manifestou, de forma visível e contundente o seu desapontamento com o que considera injusto a actuação do corpo de júri liderado pelo critico cultural Jomo Fortunato.  

É de realçar que três dos 12 grupos inicialmente previstos, nomeadamente o União 10 de Dezembro, União 54, ambos da Maianga, e o União Juventude do Kapalanga, de Viana, não desfilaram devido a intensa chuva que se registou em Luanda ao princípio da noite de terça-feira.

Em função desta realidade, a edição de 2019 vai contar com a participação de 18 grupos, incluíndo os cinco primeiros colocados da classe B, nomeadamente o União Povo da Samba, União Sagrada Esperança, União Etu Mudietu, União Twabixila e União Giza.

Na classe A, o título está em posse do União Mundo da Ilha, por sinal o recordista de títulos do Carnaval de Luanda, com 13 troféus conquistados.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *