Connect with us

Economia

União Europeia mobiliza 25 milhões de euros para revitalizar pesca em Angola

Published

on

Os países membros da União Europeia estão a mobilizar financiamento para revitalizar a actividade de pesca em Angola, estando garantidos 25 milhões de euros.

A revelação foi feita nesta quarta-feira, em Luanda, pela embaixadora da República de França, Sophie Albert, que disse que o valor estará disponível a partir do próximo ano.

“Nós, os países da União Europeia, mobilizamos financiamento, que seja de maneira bilateral ou através da União Europeia, e sobre a economia azul [para o] ano que vem mobilizamos 25 milhões de euros para servir as prioridades de Angola”, disse.

A directora Nacional para os Assuntos do Mar, Tânia Barreto, garantiu que o governo angolano já definiu as prioridades para aplicação dos valores a receber do financiamento europeu.

“Temos várias prioridades. Dentre elas está mesmo a sustentabilidade dos recursos marinhos, a aquicultura, no caso de maricultura que deverá ser desenvolvida ali a onde tivermos condições favoráveis para o seu desenvolvimento, a parte também da fiscalização, o combate à pesca não regulamentada e não reportada, que nós temos vindo a sofrer nos nossos mares, o reforço da segurança marítima, é importante, a cadeia de valores e a implementação dos processos que nós já identificamos a nível da estratégia Nacional […]”, assegurou.

A cidade de Luanda está a acolher peritos nacionais e internacionais que reunidos em conferência para a conferência sobre a sustentabilidade dos mares em matérias sobre os oceanos e a biodiversidade.