Mundo
União Europeia estabelece parceria de cooperação com Namíbia
A presidente da Comissão, Ursula Von Der Leyen, e o presidente da Namíbia Hage Geingob assinaram um Memorando de Entendimento estabelecendo uma parceria estratégica entre a UE e a Namíbia na COP27 no Egito.
A parceria visa garantir o desenvolvimento de um fornecimento seguro e sustentável de matérias-primas, materiais refinados e hidrogênio renovável para apoiar a transformação verde e digital das economias dos parceiros. Aprofunda a cooperação em áreas com benefícios mútuos para ambas as partes. A parceria promoverá a adição de valor local na Namíbia, apoiando o desenvolvimento das cadeias de valor de mineração e hidrogênio renovável.
Apoiará cadeias de valor sustentáveis de matérias-primas e facilitará oportunidades de investimento e financiamento para modernizar as indústrias namíbias e impulsionar o desenvolvimento econômico e social.
“Estou muito feliz em assinar este acordo entre a UE e a Namíbia para o desenvolvimento de cadeias de valor de matérias-primas e hidrogênio renovável. Este não é apenas um grande passo em frente para as ambições climáticas da UE, mas também um acordo benéfico para a Namíbia, um dos primeiros colocados no desenvolvimento de hidrogênio renovável na África. Mostra o compromisso da Europa em trabalhar com os países parceiros em nossos compromissos compartilhados com um futuro mais verde e mais resiliente, em consonância com a Estratégia Global gateway. Gostaria de agradecer ao Presidente Geingob pelo seu compromisso e ansioso pela nossa cooperação. Essa parceria é um passo fundamental para fortalecer as relações entre a UE e a Namíbia, baseada na confiança mútua, no aprofundamento do diálogo político e em projetos concretos de cooperação”, disse Ursula Von Der Leyen.
A UE e a Namíbia comprometeram-se a desenvolver um Roteiro operacional para 2023-2024, com ações conjuntas concretas acordadas dentro de seis meses após a assinatura do Memorando de Entendimento. Essas ações devem ser realizadas em estreita cooperação com as partes interessadas industriais e financeiras relevantes dos Estados-Membros da UE e da Namíbia.
Paralelamente, hoje, o Banco Europeu de Investimento (BEI) e a Namíbia estão assinando uma declaração conjunta para aprofundar sua cooperação em apoio à energia renovável, incluindo o hidrogênio renovável. O BEI e a Namíbia trabalharão para a implementação de um empréstimo da EIB Global ao Governo da Namíbia de até 500 milhões de euros. O empréstimo permitirá projetos e investimentos de longo prazo e sustentáveis. Matérias-primas e cadeias renováveis de valor de hidrogênio são fundamentais para as transições verdes e digitais. São essenciais para a implantação de tecnologias críticas como turbinas eólicas (com ímãs de terras raras) e semicondutores (polissilício). Da mesma forma, a tecnologia de hidrogênio renovável suporta a descarbonização de sectores difíceis de diminuir e indústrias intensivas em energia.