Mundo
União Europeia dá aval a novo pagamento de quase 4 mil milhões de euros à Ucrânia
Foi aprovado esta segunda-feira, 17, pelo Conselho da União Europeia, um terceiro pagamento de 3,5 mil milhões de euros à Ucrânia, ao abrigo do mecanismo criado para o país, elevando o total para 20 mil milhões num ano.
Em comunicado o Conselho da União Europeia anunciou que “ a Ucrânia receberá em breve cerca de 3,5 mil milhões de euros, depois de aquela instituição ter aprovado um terceiro pagamento de subvenções e empréstimos não reembolsáveis à Ucrânia ao abrigo do Mecanismo em favor de Kyiv”.
No dia em que os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia se reúnem em Bruxelas, o Conselho assinalou que, “com este terceiro desembolso, a Ucrânia receberá cerca de 20 mil milhões de euros ao abrigo do Mecanismo para a Ucrânia desde a sua entrada em vigor há um ano”.
Deste montante, até 32 mil milhões de euros são mobilizados a título indicativo para apoiar as reformas e os investimentos previstos no plano para a Ucrânia, estando os desembolsos condicionados ao cumprimento pela Ucrânia de uma série de condições preestabelecidas.