Economia
União Europeia abre candidaturas para financiar 150 mil agricultores
A União Europeia tem aberta candidaturas, em parceria com o Ministério da Agricultura e Florestas de Angola, candidaturas para um pacote financeiro atraves do qual pretende apoiar 150 mil pequenos agricultores e detentores de agronegócio no país.
A informação consta de um edital informativo conjunto, a que o Correio da Kianda teve acesso, em que dá conta de que a doação é destinada aos agricultores e detentores de agronegócios e de empreendimentos de desenvolvimento de negócios, de forma a canalizar investimentos na agricultura e fornecendo apoio financeiro para beneficiar os pequenos agricultores no país.
A iniciativa é da União Europeia em cooperação com o Ministério e organizações internacionais, no quadro mais amplo do 11º FED “Programa de apoio à sustentabilidade sustentável dos pequenos agricultores no nosso país”, para desbloquear, acelerar e aumentar os investimentos em agricultura, incluindo silvicultura e aquicultura.
A nota espelha ainda que, objectivo específico do Fundo é integrar 150 mil pequenos agricultores em cadeias de valor.
Por outro lado, o apoio vai permitir que 25 a 30 empresas agrícolas, aumentem seu volume de negócios, “em pelo menos 25%”, para o aumento da renda e a segurança alimentar de pelo menos 150 mil pequenos agricultores e criar o mínimo de 8 mil e 500 empregos líquidos equivalentes.
No entanto, isso poderá ajudar também o aumento da produção dos pequenos produtores, em 90% de melhoria no acesso ao mercado, que poderá resultar em impactos positivos mensuráveis na diversidade alimentar e na segurança alimentar no geral.
O documento avança ainda que o projecto visa promover maior acesso a financiamento, como crédito para investimentos complementares por parte dos actores da cadeia de valor.
Os pequenos agricultores e detentores de projectos de agronegócios podem candidatar-se ao financiamento atraves do endereçado disponibilizado (https://rb.gy/zhk5), preenchendo o formulário.
Maria paulina quimuanga João
07/08/2023 at 10:12 am
estamos gratos por esta ajuda
Aurélio Kavela
08/08/2023 at 8:49 pm
Esse apoio vai alavancar a economia familiar e do nosso País. Aos que forem contemplados desejo-lhes felicidades.