Connect with us

Politica

União Africana celebra 22 anos com instabilidade em muitos Estados membros

Published

on

Continuam as reflexões sobre a presidência rotativa de Angola na União Africana, a assumir o próximo ano. O tema surge novamente em debate numa altura em que se assinala, esta terça-feira, o Dia da União Africana (UA).

A União Africana foi fundada, a 09 de Julho de 2002, em substituição da Organização da Unidade Africana (OUA), criada a 25 de Maio de 1963.

No espaço “Visão Global”, Mário Gerson, especialista em relações internacionais, destaca o facto de ser a primeira vez na história diplomática angolana, o país assumir essa importante função no contexto continental.

Entretanto, para o analista, vinte e dois anos depois da sua criação, a União Africana tem enfrentado vários desafios, fundamentalmente os ligados aos conflitos reinantes no continente, tendo destacado a guerra no leste da República Democrática do Congo (RDC) com Angola a desempenhar o papel de país mediador.

Debate

Angola vai realizar, nos próximos dias, na União Africana, um debate sobre a “Proliferação de Mercenários e o seu Impacto para paz e Segurança no Continente”.

Os dados foram prestados pelo embaixador Miguel Bembe no âmbito da presidência de um mês do Estado angolano no Conselho de Paz e Segurança da União Africana.

Ouça as declarações no Jornal da Tarde, da Rádio Correio da Kianda, às 13 horas, em 103.7 ou www.correiokianda.info