Connect with us

Politica

União Africana: Angola e EUA discutem paz e segurança no continente

Published

on

O Representante Permanente de Angola junto da União Africana (UA), Francisco José da Cruz, e a sua homóloga dos Estados Unidos da América, Jessica Lapenn, voltaram a encontrar-se nesta terça-feira, 16, em Addis-Abeba, para a abordagem de diversos assuntos de interesse comum, principalmente ligados à paz e segurança no continente.

De acordo com o comunicado da Embaixada da República de Angola na Etiópia e Representação Permanente Junto da União Africana e CEA, enviado hoje ao Correio da Kianda, dominaram a audiência, concedida pelo diplomata angolano, questões como o engajamento do país na União Africana, a visão de Angola no tocante à Resolução de Conflitos, Reconciliação e Coesão Nacional no Pós-Conflito e, com particular ênfase,  o Combate ao Terrorismo.

“A UA definiu como meta para o ano de 2020 “o silenciar das armas” assim como a criação de condições favoráveis ao desenvolvimento de África, e foi neste sentido que, durante a 33ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da UA, O Presidente de Angola, João Lourenço, apresentou uma proposta para a realização de uma Cimeira Extraordinária, a fim de abordar a problemática do Terrorismo em África”, explica o documento.

Em resposta, a Assembleia adoptou uma decisão a orientar a organização do referido evento, em data e local ainda por definir.

Francisco da Cruz e Jessica Lapenn aproveitaram a oportunidade para discutir outras questões actuais da UA como o combate à covid-19, as recentes eleições enquadradas o Processo de Reformas Institucionais da organização, funcionamento do Conselho de Paz e Segurança, a implementação do Fundo da Paz, Segurança Humanitária, Combate à Corrupção, entre outros assuntos.

No quadro de um mecanismo de concertação de posições, os dois interlocutores já se tinham reunido em Novembro de 2019, em vésperas da presidência rotativa de Angola ao Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana e ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, por parte dos EUA, ocorridas em Dezembro daquele ano.

Enquanto presidente do CPS Angola albergou, em Luanda, uma reunião ministerial do órgão, a 5 de Dezembro, sob o lema, “Reconciliação Nacional, Restauração da Paz, Segurança e Reconstrução da Coesão em África”.

O terceiro e mais recente mandato de Angola no CPS obedeceu ao período entre Janeiro de 2018 e Março de 2020.