Sociedade
UNFPA: Afectadas pela seca recebem ´Kits de dignidade´
Mais de 25 mil pessoas afectadas pela seca nas províncias do Cunene, Benguela, Huíla, Huambo e Namibe, estão a receber os respectivos ´kits de dignidade´ às meninas e mulheres, para fazer face às necessidades dos cuidados com a higiene intima e saúde sexual reprodutiva.
A iniciativa é do Funda das Nações Unidas para a População, que leva a cabo o projecto que visa mitigar os efeitos causados ela seca nas cinco províncias do sul do país, em parceria com o governo angolano.
A distribuição dos kits está enquadrada na resposta humanitária de emergência à Seca no sul de Angola que aquele organismo internacional desenvolve no país.
O UNFPA está a distribuir um total de 25 mil e 500 kits de dignidade personalizados e 113 mil e 337 kits de saúde reprodutiva (Kit 2A kits individuais de parto limpo e Kit 2B para assistentes de parto).
Os referidos kits foram adquiridos para distribuição nas cinco províncias afectadas pela seca, nomeadamente no Cunene, Namibe, Huíla, Huambo e Benguela, para dar resposta humanitária de emergência à Seca no Sul de Angola.
O lote é composto por 25.500 kits de dignidade personalizados e 113.337 kits de saúde reprodutiva (Kit 2A kits individuais de parto limpo e Kit 2B para assistentes de parto) foram adquiridos e estão a ser distribuídos nas cinco províncias afectadas pela seca.
Para além da distribuição dos kits de dignidade a 25.500 pessoas, o UNFPA prevê, igualmente, realização de campanhas de sensibilização comunitária com informações sobre prevenção da violência baseada no género, higiene, saúde sexual reprodutiva e doenças sexualmente transmissíveis, incluindo mensagens de prevenção do COVID-19 para alcançar cinco mil pessoas, incluindo homens.