Connect with us

Lifestyle

UNESCO: Angola entrega relatório sobre o Centro Histórico de Mbanza Kongo

Published

on

Mbanza Congo

Angola entregou o relatório sobre o Sítio Histórico de Mbanza Kongo, no Centro do Património Mundial da UNESCO, em Paris.

O relatório foi objecto de análise na última Sessão Extraordinária da Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial, a 17 de Novembro de 2020, orientada pelo Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa.

De acordo com comunicado enviado ao Correio da Kianda, a elaboração do documento teve em conta o Anexo 13 do Comité do Património Mundial que determina a apresentação por Angola, enquanto Estado-Parte, do Relatório sobre Implementação das Recomendações do Comité do Património Mundial ao Centro do Património Mundial, até hoje.

É a primeira vez que o Estado angolano submete o Relatório sobre o Estado de Conservação do Bem, documento que espelha o ponto de situação de Mbanza Kongo.

A Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial foi criada ao abrigo do Despacho Presidencial 25/18 de 5 de Março, para, entre outras, conservar e promover a gestão participativa do Património Cultural Nacional e adequar os instrumentos legais destinados à protecção dos bens classificados como Património Cultural Nacional e Mundial.