Connect with us

Sociedade

UNESCO: abertas inscrições para Prémio Mundial da Liberdade de Imprensa

Published

on

Estão abertas, a partir desta segunda-feira, 23 de Janeiro, as inscrições para o Prémio Mundial de Liberdade de Imprensa UNESCO/Guillermo Cano 2023, de acordo com o comunicado da Comissão Nacional de Angola daquele organismo internacional.

A Comissão Nacional de Angola para a UNESCO informa, no comunicado, que as candidaturas para o prémio devem ser feitas por e-mail.

A cerimónia de premiação do vencedor mundial acontece a 3 de Maio de 2023, dia mundial da Liberdade de Imprensa, nos escritórios da UNESCO em Nova York e o vencedor receberá 25 mil Dólares americanos.

O Prémio é atribuído anualmente a uma pessoa, organização ou instituição que tenha dado uma contribuição notável para a defesa e/ou promoção da liberdade de imprensa em qualquer parte do mundo, particularmente se estiverem envolvidos riscos.

Para o efeito, os candidatos nacionais interessados em participar por via da CNU-Angola, deverão remeter até o dia 10 de Fevereiro, um resumo, em Inglês ou francês, contendo informações sobre si ou sua organização e os trabalhos mais notáveis para o alcance da liberdade de imprensa (150 palavras no máximo) e enviar para o email [email protected].

O Prêmio Mundial de Liberdade de Imprensa UNESCO/Guillermo Cano foi instituído em 1997 pelo Conselho Executivo da UNESCO em memória de Guillermo Cano, jornalista colombiano falecido no exercício de sua profissão.

O Prêmio é apoiado pela Fundação Guillermo Cano Isaza (Colômbia), Helsingin Sanomat Foundation (Finlândia), Namibia Media Trust (Namíbia), da Fundação Thomson Reuters (Reino Unido) e Democracy & Media Foundation Stichting Democratie & Media (dos Países Baixos).