Sociedade
UNAC e artistas trocam acusações sobre obtenção da carteira profissional
A Comissão da Carteira Profissional afecta à União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC) diz que há pouco interesse dos artistas na obtenção do documento que os habilita ao exercício das suas actividades.
De acordo com o presidente da Comissão, Maneco Vieira Dias, dentre os mais de vinte mil artistas nacionais das diversas disciplinas das artes, apenas trezentos mostraram-se interessados na obtenção da carteira profissional.
Por sua vez, os artistas ouvidos pela Rádio Correio da Kianda negam o facto e afirmam que a grande dificuldade está relacionada com a morosidade por parte da comissão.
Júlio Bráulio é artista, revela que fez a entrada da documentação para obtenção da carteira há um ano e até ao momento está sem resposta.
Outro artista, Cristóvão Augusto, diz estar na mesma condição e afirma que a demora na tramitação processo está a desencorajar outros fazedores de arte.
Entretanto, o Presidente da Comissão, Maneco Vieira Dias, fez saber que em breve o seu pelouro vai divulgar um conjunto de medidas para regular o mercado e os que não possuírem a carteira serão responsabilizados.
A UNAC é uma entidade pública de gestão colectiva, criada com a finalidade do exercício e gestão dos Direitos de Autor e Conexos, de autores, artistas (intérpretes ou executantes) e produtores, estritamente ligados à música, dança teatro e audiovisuais